CONCEITUANDO HIPERTEXTO


Navegando em busca do conceito de hipertexto

Atividade 2.2 - Experiência de navegar livremente

Ao navegar pela página da Wikipédia que trata de hipertexto, pode-se observar que este termo remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.

Interessante que a ideia de hipertexto não nasceu com a internet, muito menos com a web. As primeiras manifestações ocorreram entre os séculos XVI e XVII, através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto.

Ao navegar pela página e também ao clicar em links, possibilitou-me conhecer outros termos, ideias e curiosidades sobre o termo hipertexto, facilitando e dinamizando a minha pesquisa, ampliando os conhecimentos acerca do tema proposto e ao realizar um trabalho/pesquisa possibilita-me  ampliar meu enredo tornando-o mais cheio de detalhes, de forma coerente, é claro,  dentro  do assunto a ser estudado.



Ao pesquisar sobre o termo hipertexto podemos encontrar vários conceitos. Veja abaixo algumas definições encontradas na net.

“O hipertexto são considerações feitas sobre o assunto elencadas em fragmentos formados por conexões que interligam em uma teia de informações seguindo uma seqüência de textos, e tem por objetivo oferecer ao leitor, oportunidade de navegar por diferentes considerações dentro do assunto”.

“O hipertexto é um texto com conexões. Não é uma ideia nova. Cada vez que se escreve e se acrescenta referencias, notas de rodapé, índice, implica que o leitor não precisa fazer leitura linear, podendo seguir o que mais gosta”.


Podemos dizer que hipertexto é um texto dentro de outro texto”.


“O hipertexto seja online ou off-line são informações textuais combinadas com imagens, sons, organizadas de forma a promover uma leitura (ou navegação) não linear, baseada em indexações e associações de ideias e conceitos, sob a forma de links”.


“O hipertexto é um formato textual “composto por diferentes blocos de informação interconectados”. Essas informações são amarradas por meio de elos associativos, os links. Os links permitem que o usuário avance em sua leitura na ordem que desejar”.


O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente. O hipertexto pode ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na Internet, Helps nos CD ROMs, Windows, e outras aplicações.




O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática, pelo sistema “Xanadu”. Até então a idéia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico Vannevar Bush através do dispositivo “Memex”.

O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas.

O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois tal como o cérebro humano, ele não possui uma estrutura hierárquica e linear, sua característica é a capilaridade, ou melhor, uma forma de organização em rede. Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, consequentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário